Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14390
Type: Relatório
Title: Uma estratégia não liberal para a abertura da economia brasileira
Author(s)/Inventor(s): Araújo Júnior, José Tavares de
Abstract: Apresenta uma estratégia de abertura apta a lidar com tais dificuldades, e que permita gerar um regime comercial capaz de conferir, de forma transparente, níveis seletivos e temporários de proteção, coerentes com as condições heterogêneas de competitividade dos sistemas produtivos, e subordinados aos objetivos gerais da politica macroeconômica. Na seção II discute os vínculos entre a demanda por proteção e o perfil de competitividade do parque industrial, e, a partir dai, descreve as etapas de implantação da politica aduaneira. A seção III analisa o papel que a regulação do poder econômico desempenha na politica comercial. A seção IV mostra as consequências que a abertura da economia brasileira terá sobre o comércio com os demais países da América Latina, examinando os obstáculos criados pela instabilidade cambial às possibilidades de integração regional. A seção V aborda outra componente externa da política comercial, que são as negociações multilaterais a serem conduzidas no âmbito do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). Por fim, a seção VI resume as principais conclusões do texto.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Brasil
Política comercial
Protecionismo
Commercial policy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Texto para discussão
Issue: 255
Issue Date: Mar-1991
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO JÚNIOR, José Tavares. Uma estratégia não liberal para a abertura da economia brasileira. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991. 35 p. (Texto para discussão, n. 255).
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JTAraújoJr.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.