Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14403
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Alfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJ
Author(s)/Inventor(s): Costa, Renata Ferreira
Advisor: Pereira, Daise dos Santos
Abstract: A alfabetização científica é um termo utilizado para descrever uma forma de ensino que visa ensinar ao estudante a ler o mundo pela ótica das ciências. Ou seja, por uma ótica onde a produção do conhecimento envolve pessoas, técnicas, modo de fazer em um dado espaço de tempo. Esse trabalho teve como objetivo observar e registrar a prática de uma docente que trabalha com Alfabetização Científica no município de Magé (RJ). A relevância de seu trabalho se dá, sobretudo, pelo seu caráter interdisciplinar, mobilizador da comunidade e alcance significativo de seu público-alvo. O mesmo, foi premiado pela Secretaria de Educação da cidade. O caminho metodológico percorrido para a elaboração deste trabalho foi o da Pesquisa Social. Assim, foi realizado com a professora entrevistas estruturadas e semi-estruturadas – pesquisa qualitativa. E ao final, após a análise dos dados foi possível traçar convergências de sua prática com algumas características de um alfabetizador científico.
Keywords: Ensino de ciências
Formação de professores
Ensino fundamental
Alfabetização
Magé (RJ)
Sciences teaching
Teacher training
Elementary School
Literacy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Renata Ferreira. Alfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFCosta.pdf358.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.