Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14449
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância da divulgação aberta de conhecimentos adequados à capacitação básica do público - comum para o auxílio imediato à pequenos cetáceos encalhados
Author(s)/Inventor(s): Rosas, Heran Azevedo
Advisor: Diaz, Rodrigo dos Santos
Abstract: A Educação Ambiental é crucial para a conservação da biodiversidade e, por consequência, ao futuro do planeta. Sob este âmbito, este trabalho visa somar esforços ao incentivo de uma sociedade mais consciente, envolvida e atuante, através da transmissão de conhecimentos ao público leigo voltados à assistência básica imediata de pequenos cetáceos encalhados – capazes de contribuir, em última estância, à luta pela manutenção de suas populações originais. Dada a imprevisibilidade das condições associadas a um encalhe, temos na participação da sociedade civil nos primeiros socorros a um animal nestas condições um fator potencialmente decisivo diante a este tipo de cenário onde, no crítico espaço de tempo entre o reconhecimento de um encalhe e seu atendimento adequado por uma equipe de resgate especializada, esforços simples e bem direcionados podem aumentar as chances de sucesso de uma possível reabilitação. Como exemplo, inspiração e embasamento para esta proposta foram apresentados a condução e o desfecho de um evento de encalhe envolvendo quatro golfinhos-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) no Estado do Ceará, devidamente resgatados, reabilitados e devolvidos ao mar pela equipe de resgate da Associação de Pesquisas e Preservação de Ecossistemas Marinhos (Aquasis), em valiosa parceira com o público local. Por fim, foi elaborada uma cartilha ilustrada, baseada em protocolos de resgate de mamíferos marinhos oficiais, voltada à divulgação, em uma abordagem simples e objetiva voltada ao público-comum, dos conhecimentos básicos relacionados às principais questões envolvidas neste tipo de situação, assim como ao encorajar da conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade através da perspectiva dos pequenos cetáceos. Para tanto, foi avaliada e constatada a receptividade a este tipo de material e conteúdo por parte do público, através da aplicação de uma pesquisa quantitativa em um grupo amostral de 87 indivíduos. Assim, o escopo deste trabalho teve por objetivo constatar a relevância da abordagem participativa à causa ambiental, assim como seu potencial, em paralelo, de evidenciar ao público a imediata necessidade de sejam conhecidos e refletidos, por todos nós, os sérios impactos que caracterizam nossa controversa relação com os ecossistemas e a biodiversidade.
Keywords: Educação ambiental
Cetáceos
Primeiros socorros
Baleias
Golfinhos
Environmental education
Cetacea
First aid
Whales
Dolphins
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Mar-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROSAS, Heran Azevedo. A importância da divulgação aberta de conhecimentos adequados à capacitação básica do público-comum para o auxílio imediato à pequenos cetáceos encalhados. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HARosas.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.