Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14452
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise epidemiológica dos acidentes causados por aranhas e escorpiões no período de 2007 a 2017, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Rodrigo de Franco da
Advisor: Moreno, Aline Braga
Abstract: Os acidentes causados por animais peçonhentos representam um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O objetivo geral do presente trabalho foi fazer uma análise retrospectiva e epidemiológica das notificações dos acidentes causados por aranhas e escorpiões no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2017. A obtenção dos dados foi feita através da consulta na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para oito Regiões Administrativas do Estado do Rio de Janeiro: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Centro-sul Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Costa Verde, Médio Paraíba e Norte Fluminense. No período de 2007 a 2017, foram notificados no SINAN 6.618 acidentes envolvendo aranhas e escorpiões, sendo 3.328 provocados por aranhas e 3.290 provocados por escorpiões. A região que apresentou o maior número de notificações foi a Região Serrana com 1.885 casos, concentrando o maior número de acidentes provocados por aranhas (1367 casos), seguida pela Região Médio Paraíba com 1.825 casos, concentrando o maior número de notificações de acidentes provocados por escorpiões, com 1091 casos. Os meses que apresentaram os maiores índices de acidentes foram os meses de novembro a abril. O sexo mais atingido pelos acidentes foi o masculino, na faixa etária de 20 a 59 anos. O principal gênero de aranha envolvido nos acidentes foi Phoneutria, seguido por Loxosceles e Latrodectus. O tempo de busca por atendimento após os acidentes na maioria dos casos foi de até uma hora após o acidente. Os casos classificados como leves foram predominantes. Pode-se concluir que, embora a maior parte dos acidentes notificados no SINAN durante o período estudado tenham evoluído para a cura, observa-se que há o aumento no número de casos com o passar dos anos. Este dado aponta para a necessidade da realização de ações de educação em saúde para capacitação de profissionais da área da saúde e esclarecimentos da população em geral, de forma a reduzir a ocorrência de acidentes e levar ao maior conhecimento sobre os gêneros envolvidos.
Keywords: Animais venenosos
Aranhas
Escorpiões
Notificação de doenças
Rio de Janeiro (Estado)
Poisonous animals
Spiders
Scorpions
Disease notification
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Rodrigo de Franco da. Análise epidemiológica dos acidentes causados por aranhas e escorpiões no período de 2007 a 2017, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFSilva.pdf908.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.