Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14578
Type: Relatório
Title: O movimento da industrialização nas economias capitalistas centrais no pós-guerra
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Aloisio
Abstract: O presente estudo suscita questões relativas do desenvolvimentismo do capitalismo desde a II Guerra Mundial, levando em conta não apenas os elementos estritamente econômicos e estruturais, mas também as condições em que se forma o que chamamos de hegemonia americana. A passagem à hegemonia é necessária para mostrar que o movimento da economia mundial não é apenas a resultante estatística dos componentes intra-industriais de mudança em cada país, caso em que estaria muito mais puxado pelas economias nacionais de maior dinamismo. Na verdade, dá-se o contrário, com o que se impõe introduzir o conceito de hegemonia, e não apenas pelo peso que a economia americana joga na composição do produto mundial, mas pela sua capacidade de ordenação sistêmica assim, a ênfase que se dã aos aspectos da dominação econômica americana e à sua progressiva perda de posição não elimina o fato de que no fim do período ela está mais ou menos onde se encontrava antes de seu início, tanto em termos de produção quanto de comércio. O movimento da economia mundial, no entanto, é determinado pela hegemonia em seu sentido amplo, que é o que permite a articulação e a ordenação do sistema.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Industrialização
Globalização
Relações econômicas internacionais
Capitalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Texto para discussão
Issue: 25
Issue Date: 1983
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Aloisio. O movimento da industrialização nas economias capitalistas centrais no pós-guerra. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983. 249 p. (Texto para discussão, n. 25).
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATeixeira.pdf41.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.