Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1470
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
Author(s)/Inventor(s): Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Felícia, Lucyana Rebello
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: Identifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006.
Keywords: Marketing
Franquia
Internacionalização
Spoleto
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPNGavinho.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.