Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1473
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da internet na transformação da produção e divulgação literária
Autor(es)/Inventor(es): Rangel, Vivian Torres de Mello
Tutor: Freire Filho, João
Resumen: A era virtual é interativa, traz novos conceitos de tempo e espaço, abandona o linear em favor de links, encurta textos e é acusada de matar o pensamento e a literatura (esquecida entre cliques e informação descontextualizada). Esse trabalho pretende examinar como a Internet tem ajudado os novos autores a distribuir seus textos, ocupando um espaço na acirrada disputa imposta pelo mercado editorial brasileiro. A brecha fundada pela Rede está não apenas em novas formas de distribuição, mas na constituição de um espaço de criação literária, que armazena uma nova lógica por meio de ferramentas como e-mails, blogs e sites que publicam contos, crônicas e romances. Além de análises dos portais de divulgação e crítica literária que estão expandindo seus links pela Internet, a monografia investiga como são descobertos esses novos escritores e de que maneira o mercado editorial está recebendo os produtores de narrativas em bits. Fugindo de uma visão maniqueísta, a análise da produção literária associada à Rede mostra que novas formas de comunicação escrita ajudam a promover, recriar e difundir literatura – em diferentes mídias, temporalidades e referências.
Materia: Mercado editorial
Literatura
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jul-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RANGEL,Vivian Torres de Mello. A nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da Internet na transformação da produção e divulgação literária. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VRANGEL.pdf794.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.