Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1477
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O maior espetáculo da terra: o papel da mídia na transformação das escolas de samba no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Figueredo, Rafael Galdo de
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Desde o surgimento das primeiras escolas de samba, no fim da década de 20 e inicio da de 1930, a mídia foi um fator importante para a promoção e a transformação desses grupos carnavalescos. Este trabalho traça, historicamente, como os meios de comunicação influenciaram a determinação de características específicas das agremiações e como essa interferência se dá atualmente. São abordados conceitos como os de telegenia, espetacularização e indústria cultural, buscando responder como a mídia atuou na transformação de uma manifestação inicialmente discriminada socialmente em um dos símbolos da identidade brasileira, forjando um espetáculo em que tradições e modernidades estão em constante encontro. O estudo se baseia não só na bibliografia existente sobre o carnaval carioca, mas também na análise de arquivos de áudio e vídeo e em entrevistas com pessoas envolvidas na cobertura jornalística e na confecção dos desfiles das escolas de samba.
Palavras-chave: Jornalismo
Sociedade do espetáculo
Carnaval
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FIGUEREDO, Rafael Galdo de. O maior espetáculo da Terra : o papel da mídia na transformação das escolas de samba no Rio de Janeiro. 2006. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFIGUEREDO.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.