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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Ingredy Giuliasse
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: Desde o início do século XX, a mulher e seu corpo vêm sendo expostos e retratados como objeto central para a comercialização de produtos destinados ao público masculino, como é o caso da cerveja. Invariavelmente, entende-se que a propaganda não cria a cultura, mas apropriase dela para construir suas narrativas e influências, conforme foi orientada a comunicação publicitária cervejeira durante décadas a fio. Nesse sentido, ainda que tenha sido observada uma evolução no que tange a abordagem da publicidade cervejeira após o marco de 2015, o objeto do presente estudo é compreender se a comunicação impressa reflete a mudança que vem sendo observada na mídia online. Para tanto, foi utilizado o método das derivas para uma pesquisa exploratória com inspiração etnográfica, nas zonas norte, sul, oeste e centro da cidade do Rio de Janeiro, com enfoque em seus principais polos gastronômicos, para consolidação e análise.
Keywords: Propaganda
Publicidade
Objetificação
Mulheres
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAMOS, Ingredy Giuliasse. A objetificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja: derivas nos bares da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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