Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14816
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Características das notificações de violência física contra mulheres adultas no contexto da pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Meijinhos, Lana dos Santos
Advisor: Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Co-advisor: Câmara, Lívia de Souza
Abstract: A violência contra a mulher consiste em uma questão de saúde pública, sendo um problema de origem estrutural e histórica que afeta a vida de milhares de mulheres ao redor do mundo. Com o advento da pandemia de COVID-19 no ano de 2020 e as medidas de isolamento social como principal forma de combate à doença, estudos apontam que houve um aumento no número das denúncias de violência cometida contra mulheres, porém, o oposto ocorreu com o número de notificações realizadas no âmbito da saúde durante o mesmo período. Objetivo: Descrever as características das notificações relacionadas à violência física cometida contra mulheres no Município do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de COVID-19 no ano de 2020, comparando ao ano que o precede. Metodologia: estudo ecológico de caráter descritivo e com abordagem metodológica quantitativa abrangendo as notificações de violência física contra mulheres notificadas em unidades de saúde e na rede especializada de atendimento a mulheres em situação de violência, mediante o preenchimento e a inserção no SINAN das Fichas de Notificação de Investigação Individual de Violência Interpessoal/Autoprovocada, versão 5.1, no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2020, no município do Rio de Janeiro. Resultados: As notificações de violência física cometida contra mulheres adultas diminuíram entre os anos de 2019 e 2020, passando de 5.944 para 4.741 notificações, sendo predominantemente mulheres na faixa etária de 20 a 29 anos (41,0% e 41,6%), pardas (45,1% e 41,5%), solteiras (32,2% e 38,3%), heterossexuais (53,9% e 56,1%) e com nível de escolaridade ignorado ou não informado (59,5% e 59,3%). Quanto as características das notificações, mais da metade dos episódios de violência ocorreram nas residências das vítimas e concomitantemente a violência física, 16,6% das notificações em 2019 também referiram a violência psicológica/moral, proporção que aumentou para 24,8% no ano seguinte. Em relação aos dados do provável autor da agressão, os principais autores das agressões foram pessoas do sexo masculino com ciclo de vida correspondente a pessoa adulta (49,1% e 54,8%), sendo parceiros íntimos os maiores perpetradores da violência contra mulher, representando cerca de 58% das notificações em ambos os anos analisados. A taxa de incidência foi superior na faixa etária de 20 a 29 anos, apresentando um gradiente decrescente com a idade em ambos os anos. Conclusão: Espera-se que os achados do presente estudo contribuam como subsídio para ações voltadas ao enfrentamento da violência cometida contra mulheres, buscando trazer a luz a realidade da violência de gênero na cidade do Rio de Janeiro em um ano atípico e evidenciando a importância da notificação como disparador de políticas públicas, pois a partir de dados estatísticos confiáveis é possível embasar e defender o financiamento de ações e programas governamentais e não governamentais de erradicação da violência contra as mulheres.
Keywords: Violência contra a mulher
COVID-19
Sistema de Informação de Agravos de Notificação
Vigilância em saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEIJINHOS, Lana dos Santos. Características das notificações de violência física contra mulheres adultas no contexto da pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro. 2021. 53 F. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSMeijinhos.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.