Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14889
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Influência da cultura brasileira nas práticas de gestão dentro das organizações: percepções de alunos do curso de Administração da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Moraes, Thaís de Castro
Advisor: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Abstract: A cultura organizacional é um fator que interfere diretamente no desempenho das organizações (RODRIGUES; CARRIERI, 2001), além de influenciar relações interpessoais e de poder (D’IRIBARNE 1989 apud. MOTTA; CALDAS, 1997). O interesse pelo estudo da cultura organizacional explicita o desejo de controlá-la numa tentativa de aumentar a lucratividade e produtividade das empresas (HILAL, 2006). No entanto, a cultura de uma organização é diretamente influenciada pela cultura do local onde está inserida e, portanto, não é possível replicar as mesmas metodologias de gestão de forma universal (BARROS; PRATES, 1996). O histórico de formação do Brasil gerou uma cultura heterogênea e caracterizada pela ambiguidade no cotidiano (DAMATTA, 1986). Mesmo assim, alguns traços aparecem de forma frequente e unânime quando se busca definir os elementos que constituem a cultura brasileira e, por esse motivo, foram definidos como objeto de estudo deste trabalho, sendo eles: “jeitinho”, personalismo, concentração e distância do poder, paternalismo, “culto” ao estrangeiro e aversão a conflitos. Como forma de oferecer um contraponto à hegemonia da visão dos gestores nos trabalhos de cultura, esta pesquisa buscou descrever o ponto de vista dos alunos do curso de Administração sobre a cultura brasileira nas organizações onde estagiam. Para isso, foram feitas entrevistas baseadas em um roteiro de sete perguntas que buscava identificar as dimensões dos traços da cultura brasileira mais relevantes levantados no referencial teórico. Nas análises foi possível observar que, além de perceberem certos traços da cultura de forma evidente nas organizações, os estudantes não necessariamente compartilham da mesma visão a respeito deste traço que é descrita na literatura. O “jeitinho” brasileiro e personalismo foram os traços mais evidentes na fala dos entrevistados, sendo considerados por eles como elementos naturais no cotidiano e, até mesmo, positivos, como é o caso do personalismo.
Keywords: Gestão
Cultura organizacional
Cultura brasileira
Organizações
Estudantes de administração
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MORAES, Thaís de Castro. Influência da cultura brasileira nas práticas de gestão dentro das organizações: percepções de alunos do curso de Administração da UFRJ. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCMoraes.pdf267.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.