Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14963
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mãe Dhu: as personagens interpretadas pela atriz Dhu Moraes e um retrato do estereótipo da mãe preta na teledramaturgia brasileira
Author(s)/Inventor(s): Lima, Cinthia Martins Xavier de
Advisor: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Abstract: Em meio a termos como “quase da família”, “segunda mãe” e outros eufemismos usados para mascarar relação de subserviência, a figura da mãe preta se faz presente no imaginário popular brasileiro. O estereótipo que delimita a vivência de mulheres negras ganha maior amplitude quando exibido em novelas que, a princípio, buscam retratar a realidade do país. O que se vê, no entanto, é a representação dessas mulheres sob uma ótica discriminatória, que as coloca em posições de criadas, domésticas ou babás, exclusivamente com papel de servir. O fato de uma mesma atriz, sendo a “Frenética” Dhu Moraes, com mais de 50 anos de carreira e contribuição para o teatro, música e televisão, ter interpretado tantas representações estereotipadas, evidencia que o gênero ainda tem muito o que evoluir sobre a questão racial. Para isso, analisarei cinco personagens vividos pela atriz, sendo sua carreira objeto de estudo do estereótipo da mãe preta na teledramaturgia brasileira.
Keywords: Telenovelas
Estereótipos na televisão
Dhu Moraes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Cinthia Martins Xavier de. Mãe Dhu: as personagens interpretadas pela atriz Dhu Moraes e um retrato do estereótipo da mãe preta na teledramaturgia brasileira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLima.pdf522.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.