Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15047
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Interpretações sobre o fim da breve “era de ouro” da economia brasileira: análise a partir da tese de Serrano e Summa
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Felipe Simplício
Advisor: Summa, Ricardo de Figueiredo
Abstract: Essa monografia discute as várias visões alternativas sobre o fim da breve “era de ouro” (2000 – 2015) da economia brasileira e as contrasta com a interpretação de Serrano e Summa. Nesse contexto, o Brasil, na primeira década dos anos 2000, havia passado por um processo de rápido crescimento seguido de muitas melhorias socioeconômicas que propiciaram aumento do padrão de vida da população. Porém, esse regime foi interrompido e não mais retomado. São analisados vários elementos da política econômica, assim como de conjuntura interna e externa que foram mudando ao longo do tempo e foram determinantes na geração da crise. Entre eles, estão: o papel da restrição externa, da demanda agregada, das decisões de política macroeconômica sobre o crescimento, da inflação, da distribuição funcional da renda e como as causas da desaceleração econômica trouxeram consequências para determinados setores, instituições, áreas, regiões e estruturas sociais do país. Grande parte desses trabalhos foram publicados em um simpósio no periódico Latin American Perspectives, que tem por finalidade mais geral fazer uma análise extensiva e discutir os resultados econômicos obtidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores do Brasil (PT).
Keywords: Brasil
Crise
Investimento
Política econômica
Brazil
Crisis
Investiment
Economic policy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Felipe Simplício. Interpretações sobre o fim da breve “era de ouro” da economia brasileira: análise a partir da tese de Serrano e Summa. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSFerreira.pdf318.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.