Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15075
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ocultas sob a mão invisível: uma análise do trabalho doméstico na história do pensamento econômico sob à ótica da economia feminista
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Helena Barros
Advisor: Saludjian, Alexis
Abstract: O acesso ao mercado de trabalho e às universidades trouxe uma reavaliação sobre a inserção socioeconômica das mulheres. A ciência econômica utiliza noções supostamente neutras ao gênero, de forma a racionalizar os papéis tradicionais dos sexos, no entanto, esse trabalho tem como objetivo contestar essa abordagem de forma a analisar o trabalho doméstico não remunerado feminino e suas implicações. Vê-se que nem mesmo na teoria de valor-trabalho de Adam Smith e valor-utilidade dos neoclássicos e marginalistas, o trabalho doméstico é tido como produtivo e, por isso, a economia feminista surge como uma ruptura de tal pensamento com a proposição de uma nova leitura para o conceito de trabalho. Assim, a hipótese presente nesse trabalho é de que a atividade das mulheres é, de fato, um trabalho produtivo, portanto, gera valor e deve estar incluída na Contabilidade Nacional. Dessa forma, o trabalho será dividido em quatro seções, além da introdução: a primeira objetiva analisar o trabalho doméstico sob o olhar da história do pensamento econômico com a perspectiva de Michèle Pujol. A segunda aponta a desvalorização do trabalho feminino em detrimento da acumulação do capital, a partir de Silvia Federeci. Por fim, propõe-se o desenvolvimento de novas estatísticas e a inclusão do trabalho das mulheres nas contas nacionais de forma a valorizar a atividade doméstica, com as considerações finais sobre o papel do trabalho doméstico não remunerado para o bem-estar social em um sistema capitalista.
Keywords: Mulheres
Trabalho doméstico
Trabalho feminino
Economia feminista
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Helena Barros. Ocultas sob a mão invisível: uma análise do trabalho doméstico na história do pensamento econômico sob à ótica da economia feminista. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HBGomes.pdf644.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.