Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15090
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Superexploração do trabalho no Brasil: um estudo sobre suas formas pós 1994 e um possível panorama pós reforma trabalhista 2017
Author(s)/Inventor(s): Romeros, Rafaela Augusta Orlando
Advisor: Vieira, Wilson
Abstract: O objetivo desta monografia é analisar a profundidade do grau de superexploração do trabalho, no Brasil, diante das significativas alterações da legislação trabalhista no período de 1994 a 2017. Para tanto, busca-se contextualizar a origem do conceito de superexploração do trabalho partindo de um contexto histórico, a teoria desenvolvimentista latino-americana da década de 1950 e posteriormente a teoria da dependência, nas vertentes marxista e weberiana. Partindo da origem do conceito iremos dissecar as formas de superexploração definidas por Ruy Mauro Marini e demais autores da teoria marxista da dependência, buscando também mostrar uma análise de dados sobre salário mínimo real, nominal e necessário, grau de informalidade no mercado de trabalho, cesta básica etc., para que possamos lançar um olhar concreto sobre a superexploração do trabalho. Finalizamos a monografia expondo a trajetória da modificação da legislação trabalhista brasileira no período de 1994 a 2017, a metamorfose da classe trabalhadora devido ao desenvolvimento tecnológico e à nova divisão do trabalho que cada vez mais amplia a individualização do trabalho enfraquecendo a luta da classe trabalhadora, gerando incerteza e insegurança ao trabalhador. E por fim, analisaremos dados como renda, duração da jornada de trabalho e orçamento familiar dos trabalhadores vinculados aos aplicativos de transporte e entrega, para mais uma vez lançar um olhar concreto sobre a superexploração do trabalho, desta vez sobre o recorte do setor de serviços.
Keywords: Teoria Marxista da Dependência
Superexploração do trabalho
Legislação trabalhista
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROMEROS, Rafaela Augusta Orlando. Superexploração do trabalho no Brasil: um estudo sobre suas formas pós 1994 e um possível panorama pós reforma trabalhista 2017. 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAORomeros.pdf784.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.