Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15093
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um experimento online sobre o impacto de um fato referenciado na formação de opinião de um indivíduo
Author(s)/Inventor(s): Onuki, Vitor Beltrame
Advisor: Hemsley, Pedro James Frias
Abstract: A era da informação trouxe uma revolução na velocidade, alcance e custo com que uma informação é propagada. Junto a isto, há consequências ainda não tão bem conhecidas em como sociedades lidam com uma vastidão de fontes disseminadoras de informação. Com intuito de investigar a relação entre a exposição de uma informação e o convencimento de uma pessoa a um fato, este trabalho realiza um experimento online, a fim de averiguar se a simples apresentação de um fato, com fonte confiável, é capaz de impactar a opinião de um indivíduo. A conclusão com os dados obtidos nesse experimento indica que a simples apresentação de um fato não possui impacto estatisticamente relevante para alterar a percepção de um indivíduo sobre um fato.
Keywords: Checagem de fatos
Fake news
Opinião
Fact - checking
Fake news
Opinion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ONUKI, Vitor Beltrame. Um experimento online sobre o impacto de um fato referenciado na formação de opinião de um indivíduo. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VBOnuki.pdf671.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.