Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15105
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do nível de conformidade das empresas do setor de papel e celulose com relação as normas estabelecidas pelo CPC 29 – ativo biológico e produto agrícola
Author(s)/Inventor(s): Martins, Eduardo Rocha da Costa
Advisor: Marques, Alessandra de Lima
Abstract: Desde 2010 as organizações possuidoras de ativos biológicos tiveram que fazer alterações profundas nas suas demonstrações contábeis, em virtude da obrigatoriedade das disposições estabelecidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. O presente trabalho tem por objetivo definir o grau de adequação das empresas listadas na Bovespa no setor de papel e celulose aos princípios estabelecidos pelas normas do CPC 29. Tal norma tange o tratamento contábil e a divulgação dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas. Para esse fim, foram recolhidos os relatórios financeiros dos anos de 2017, 2018 e 2019 das companhias selecionadas para o confronte com as especificações estipuladas pelo pronunciamento. Com os resultados quantitativos obtidos na verificação dos dados divulgados, foi definido uma porcentagem de conformidade com os dizeres do CPC 29 para que houvesse uma base comparativa entre as entidades. A pesquisa adotou a metodologia descritiva, bibliográfica a partir da análise de conteúdo, com o intuído de se efetuar o levantamento das informações que deram origem aos resultados obtidos. O resultado da pesquisa mostrou um avanço significativo na divulgação dos ativos biológicos, visto que as médias de conformidade expuseram uma alta concordância com os princípios do CPC 29. Embora existam números destoantes que comprovem as dificuldades de algumas empresas, tal como será mostrado na análise das demonstrações financeiras, o quadro geral da verificação proposta revelou uma clara adequação das entidades do setor de papel e celulose. Além disso, também foram notadas as melhorias nas exposições dos cálculos dos valores justos dos ativos biológicos, itens que geravam muitas dúvidas no início da adoção das normas baseadas nos IFRS.
Keywords: Ativos biológicos
Valor justo
CPC
Biological asset
Fair value
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Eduardo Rocha da Costa. Avaliação do nível de conformidade das empresas do setor de papel e celulose com relação as normas estabelecidas pelo CPC 29 – ativo biológico e produto agrícola. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERCMartins.pdf473.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.