Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15137
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Propriedade intelectual e pirataria em "Game of Thrones": entre consumo e ativismo
Author(s)/Inventor(s): Alves, Rebeca Alves e
Advisor: Carrera, Fernanda Ariane Silva
Abstract: A popularização de ferramentas tecnológicas e o crescimento de produtos midiáticos disponíveis pelos meios de comunicação favorecem o terreno para que o consumo de pirataria se transforme em um fenômeno mundial. Resumidamente, o foco desse trabalho é compreender até que ponto essa contravenção social se configura como uma forma de resistência do consumidor à dominação hegemônica da indústria tradicional de entretenimento ou então pode ser entendida como um ativismo disfarçado porque se valida através do consumo, fortalecendo o próprio sistema econômico vigente. Com isso em mente, viu-se como necessário explorar possibilidades de compreensão acerca do consumo alternativo de produções audiovisuais no contexto brasileiro e, para tanto, realizou-se um estudo das formas de comunicação entre os usuários da comunidade virtual, no Facebook, chamada “Game of Thrones Brasil”. Nela, analisamos quais tipos de manifestações podem ser encontradas nas publicações entre os fãs da série e se a natureza de suas características nos aponta algum tipo de processo de subjetividade em andamento capaz de influenciar as identidades individual e coletiva do sujeito.
Keywords: Propriedade intelectual
Game of Thrones
Pirataria
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Rebeca Alves e. Propriedade intelectual e pirataria em "Game of Thrones": entre consumo e ativismo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAlves.pdf762.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.