Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1517
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nordeste: um imaginário corroborado pelo jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, André Luiz de Aguiar
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Estuda a construção da identidade da região Nordeste do Brasil a partir da visão do Sudeste e entender como está estabelecido o imaginário de nordestino a partir da imprensa. As visões de alteridade são divididas em três eixos principais: o atraso político e econômico; o imigrante e o exótico paraíso turístico. A partir da definição dos três tipos de alteridade para o Nordeste o foco de análise passa a ser a linha editorial seguida pelo jornal O Globo, o impresso de maior circulação da capital fluminense. Em suas diferentes editorias o Globo trata a região de modos diferentes, mas corroborando um olhar, que muitas vezes recorre ao estereótipo, sulista de construção do outro. Seguindo no estudo de algumas matérias publicadas na editoria “O País”, no caderno “Boa Viagem” e da série especial “Vida Severina”, é possível notar como o discurso do Sudeste constrói o outro e ao mesmo tempo traça parâmetros opostos para a construção de si mesmo.
Palavras-chave: Representações sociais
Nordeste
Imprensa
Construção da identidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, André. Nordeste: um imaginário corroborado pelo jornal O Globo. 2006. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1517
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFREITAS.pdf512,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.