Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1519
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A cooperação na comunicação em rede
Autor(es)/Inventor(es): Roque, Fabiane Brito
Orientador: Antoun, Henrique
Resumo: As tecnologias que viabilizaram o comunicação em rede trouxeram possibilidades de interação que vão além do uso restrito em função de interesses econômicos, tornando-se disponíveis a qualquer um. Ao buscar um princípio “mestre” presente em todos os movimentos surgidos a partir da troca de informações na plataforma digital interconectada, encontramos a lógica da cooperação. Nosso objetivo é, assim, trabalhar com exemplos que problematizam o potencial de cooperação na rede e a forma como podemos nos apropriar disso. Utilizamos como casos de estudo o trabalho realizado por hackers que se unem para aperfeiçoar programas de código fonte aberto e a conexão peer-to-peer. Em ambos, a fundamentação teórica sobre a técnica não pretende colocá-la como “criadora” de um princípio de cooperação entre os indivíduos, mas como ferramenta crucial para o desenvolvimento dessa característica.
Palavras-chave: Comunicação em rede
Tecnologia
Internet
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROQUE, Fabiane Brito. A cooperação na comunicação em rede. 2006. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1519
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FROQUE.pdf156,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.