Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1519
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A cooperação na comunicação em rede
Autor(es)/Inventor(es): Roque, Fabiane Brito
Tutor: Antoun, Henrique
Resumen: As tecnologias que viabilizaram o comunicação em rede trouxeram possibilidades de interação que vão além do uso restrito em função de interesses econômicos, tornando-se disponíveis a qualquer um. Ao buscar um princípio “mestre” presente em todos os movimentos surgidos a partir da troca de informações na plataforma digital interconectada, encontramos a lógica da cooperação. Nosso objetivo é, assim, trabalhar com exemplos que problematizam o potencial de cooperação na rede e a forma como podemos nos apropriar disso. Utilizamos como casos de estudo o trabalho realizado por hackers que se unem para aperfeiçoar programas de código fonte aberto e a conexão peer-to-peer. Em ambos, a fundamentação teórica sobre a técnica não pretende colocá-la como “criadora” de um princípio de cooperação entre os indivíduos, mas como ferramenta crucial para o desenvolvimento dessa característica.
Materia: Comunicação em rede
Tecnologia
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-nov-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROQUE, Fabiane Brito. A cooperação na comunicação em rede. 2006. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FROQUE.pdf156.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.