Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15212
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Responsabilidade civil pela perda de uma chance: aceitação de uma nova espécie de dano autônomo no direito brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Chaves, Carolline Ribeiro
Advisor: Paula, Marcos de Souza
Abstract: O presente estudo se propõe a trazer à voga o debate acerca da natureza jurídica do dano pela perda de uma chance. Contudo, para que seja possível chegar ao cerne da discussão aqui proposta, faz-se necessário uma digressão quanto ao instituto da responsabilidade civil, seus pressupostos, bem como uma série de transformações enfrentadas pelo instituto que cominaram no que Anderson Schreiber chamou de “erosão dos filtros” e possibilitaram um cenário de criação de novos danos indenizáveis. Dando sequência, após uma melhor compreensão do cenário atual da responsabilidade civil, passa-se ao estudo da teoria da perda de uma chance, onde serão abordadas as modalidades da teoria, seus pressupostos, bem como sua transição histórica até sua aceitação no país e ainda, as diferenciações necessárias da teoria perante ao dano hipotético e aos lucros cessantes. Consolidado o entendimento sobre a teoria da perda de uma chance, poderemos adentrar no tema central do presente estudo: a natureza jurídica do dano pela perda de uma chance. Nesse ponto, serão apresentados os diferentes posicionamentos doutrinários sobre o tema e como a questão tem sido tratada pelo Superior Tribunal de Justiça. Por fim, esta monografia buscará responder o questionamento que motivou o presente estudo: seria o dano pela perda de uma chance uma nova espécie de dano autônomo no ordenamento brasileiro?
Keywords: Responsabilidade Civil
Perda de Uma Chance
Natureza Jurídica
Nexo Causal
Dano Autônomo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CHAVES, Carolline Ribeiro. Responsabilidade civil pela perda de uma chance: aceitação de uma nova espécie de dano autônomo no direito brasileiro. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRChaves.pdf480.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.