Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1539
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O gordo, a faminta e a comida: a exposição da gastronomia na mídia e a mudança na relação com o prazer de comer
Autor(es)/Inventor(es): Padrón, Clara Soares Souto
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Analisa como a discussão sobre comida – os malefícios e benefícios e, principalmente o conceito de prazer gastronômico – mudou a relação dos indivíduos com a comida. Desde os anos 60, a sociedade passou a cultivar um ideal de beleza baseado no corpo esbelto. Ao mesmo tempo, médicos comprovavam os danos causados à saúde de uma alimentação desregrada. Desse modo, os gordos passaram a ocupar o lugar de anormal, antes reservado ao louco e ao pervertido sexual. Além do preconceito com os obesos, a busca do corpo perfeito provoca uma febre de dietas e incentiva uma distorção da percepção do corpo real. Através da mídia, se aprende que sempre se pode emagrecer mais um pouco. Essa eterna insatisfação com o corpo impulsiona o aparecimento de distúrbios alimentares – anorexia e bulimia – principalmente em mulheres. Se o gordo é o símbolo do fracasso, a comida se torna a sua maior inimiga. Esse quadro vai sofrer uma mudança quando, já nos anos 90, a gastronomia passa a ser explorada pela mídia e o prazer de comer entra na pauta da discussão social. Ao mesmo tempo em que continua dizendo aos gordos para fecharem as bocas, a sociedade vai abraçar a gastronomia como um dos prazeres essenciais que todos devem desfrutar.
Palavras-chave: Gastronomia
Obesidade
Distúrbios alimentares
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PADRÓN, Clara Soares Souto. O gordo, a faminta e a comida: a exposição da gastronomia na mídia e a mudança na relação com o prazer de comer. 2006. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPADRÓN.pdf305.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.