Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15435
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A “uberização” por meio de empresas de plataforma online: tendências reducionistas e progressistas na regulação do fenômeno
Author(s)/Inventor(s): Lima, Helena Salles de
Advisor: Carelli, Rodrigo de Lacerda
Abstract: A presente pesquisa tem como escopo analisar o fenômeno da uberização do trabalho por meio de empresas de plataforma online, engendrado a partir da precarização, informalidade e fuga de direitos sociais concernentes aos trabalhadores. Para tanto, resgata a discussão atinente à subordinação como elemento fundamental na configuração de vínculos empregatícios, estudando concepções tradicionais e atuais e examinando seus limites, aberturas e eventuais semelhanças à situação dos trabalhadores de aplicativos. Levanta, assim, a necessidade de constante expansão do conceito, de modo a alargar o raio protetor do Direito do Trabalho para que sempre consiga acompanhar os avanços aplicados na organização laboral, sobretudo na área de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Analisa, na sequência, a emergência da Indústria 4.0 e a intensificação do trabalho digital, verificando a gênese de formas de organização e gerenciamento laborais como o crowdwork e a uberização ou plataformização do trabalho. Nessa ótica, discorre quanto à inovação doutrinária da subordinação algorítmica e a metodologia utilizada para a manutenção do controle e da vigilância dos trabalhadores. Por fim, segue realizando cotejo entre tendências reducionistas e progressistas na resolução da controvérsia, conjugando-as à decisões e regulamentações internacionais de forma a delinear uma perspectiva futura para o debate em comento no Brasil, que ainda carece de um viés favorável aos trabalhadores de plataforma no deslinde da matéria.
Keywords: Uberização do trabalho
Empresas de plataforma
Vínculo empregatício
Subordinação
Uberfication of labor
Platform companies
Employment bond
Subordination
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Helena Salles de. A “uberização” por meio de empresas de plataforma online: tendências reducionistas e progressistas na regulação do fenômeno. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSLima.pdf575.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.