Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15465
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Caracterização do resíduo proveniente do processo de separação por gravidade de plástico pós-consumo: "fundo de tanque"
Author(s)/Inventor(s): Avila, Gabriel Carvalho Bertassone
Advisor: Mendes, Luis Cláudio
Co-advisor: Cestari, Sibele Piedade
Abstract: A reciclagem mecânica é o método mais comum para a reciclagem de plástico no Brasil, no entanto ainda hoje a porcentagem de reciclagem no país é baixa. Uma forma de incentivar o aumento dessa taxa é através de estudos de um fluxo já existente de plásticos reciclados, buscando desenvolver produtos especificamente de plástico pós consumo. Neste trabalho, foi caracterizado um resíduo gerado dentro de uma cooperativa recicladora de plástico, criado a partir da separação por gravidade em tanques com soluções aquosas. Após a separação das frações de plásticos de interesse, uma mistura de plásticos pósconsumo permanece no fundo desses tanques e é tratado como rejeito. Com a caracterização deste resíduo, chamado de “Fundo de tanque”, é possível identificar sua composição e suas propriedades, viabilizando sua utilização em produtos, ajudando a estabelecer sua cadeia de reciclagem. O conjunto de análises permitiu inferir que a amostra “Fundo de tanque” é constituída por cerca de 50% de mistura de HDPE/PP e 50% de PS, evidenciando uma baixa complexidade da mistura e que a separação por gravidade úmida empregada não foi eficiente. Outros métodos de separação podem ser empregados neste resíduo, como por exemplo a separação eletrostática, para a obtenção de mais resinas recicladas de PP, PE e PS. Com a composição encontrada para o “Fundo de tanque” e suas propriedades térmicas, vemos que o material pode ser processado de forma análoga às poliolefinas sem que ocorra degradações, o que pode constituir uma vantagem para a indústria recicladora.
Keywords: Plástico
Reciclagem
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AVILA, Gabriel Carvalho Bertassone. Caracterização do resíduo proveniente do processo de separação por gravidade de plástico pós-consumo: "fundo de tanque". 2021. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCBÁvila.pdf911.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.