Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15554
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem interdisciplinar
Author(s)/Inventor(s): Silva, João Paulo Fonseca da
Advisor: Marques, Roberto
Abstract: Este trabalho consiste em uma investigação e reflexão a partir de um trabalho feito sobre proposta metodológica de ensino em geografia feito em uma escola pública no projeto de consciência negra, partindo da abordagem teórica até a apresentação artística do tema, um projeto orientado por mim, mas pensado coletivamente com outros professores e confeccionado pelos alunos. A proposta do projeto é contar e aproximar a história afro-brasileira do samba do ambiente escolar, sendo este um tema de abordagem obrigatória nas escolas brasileiras com a promulgação da lei 10.639 de 2003. Guiado pelas impressões dos discentes e pela energia do samba da Grande Rio de 2010, vice-campeã do carnaval 2010, busco a transmissão da mesma emoção escrita na composição do samba-enredo, fazendo acreditar possível toda a imaginação com um simples toque das mãos. A didática da geografia assume papel importante ao propor o entendimento das influências do continente africano, não só pela observação do espaço mas também sua relação entre eles. O trabalho descreve o passo a passo de como foi feito o projeto, além de apresentar a pesquisa histórica e teórica que caracterizou a apresentação final.
Keywords: Geografia
Carnaval
Negros
Brasil
Samba
Carnival
Geography
Blacks
Brazil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, João Paulo Fonseca da Do Semba ao Samba: a história, a cultura e a produção de um carnaval como instrumento na prática educativa da geografia : uma abordagem. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doSEMBAaoSAMBA.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.