Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1567
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Sisniscalchi Junior, Márcio Rezende
Advisor: Coutinho, Eduardo Granja
Abstract: Demonstra como o desenvolvimento do capitalismo modificou a lógica de produção e consumo de cultura popular no Brasil. A urbanização iniciada no século XX e o conseqüente entrelaçamento das novas classes sociais foram fundamentais para a massificação da indústria de bens simbólicos, pois, concomitante ao desenvolvimento do mercado de rádio, discos e TV, acontecia uma assimilação da cultura do povo. Enquanto a juventude procurava novas formas e novos conteúdos, a música popular perdia seu caráter folclórico e assumia um status de mercadoria. Nos anos 60, o embate entre nacionalistas e internacionalistas trouxe novas ferramentas para a produção artística - até então marcada pelas contradições entre popular e erudito -, e suas diferentes abordagens políticas, estéticas e econômicas foram fundamentais para a consolidação da indústria cultural no país.
Keywords: Sociedade
Contemporaneidade
Música
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SISNISCALCHI Jr., Márcio Rezende. Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil. 2006. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJúnior.pdf152.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.