Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1567
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Sisniscalchi Junior, Márcio Rezende |
Advisor: | Coutinho, Eduardo Granja |
Abstract: | Demonstra como o desenvolvimento do capitalismo modificou a lógica de produção e consumo de cultura popular no Brasil. A urbanização iniciada no século XX e o conseqüente entrelaçamento das novas classes sociais foram fundamentais para a massificação da indústria de bens simbólicos, pois, concomitante ao desenvolvimento do mercado de rádio, discos e TV, acontecia uma assimilação da cultura do povo. Enquanto a juventude procurava novas formas e novos conteúdos, a música popular perdia seu caráter folclórico e assumia um status de mercadoria. Nos anos 60, o embate entre nacionalistas e internacionalistas trouxe novas ferramentas para a produção artística - até então marcada pelas contradições entre popular e erudito -, e suas diferentes abordagens políticas, estéticas e econômicas foram fundamentais para a consolidação da indústria cultural no país. |
Keywords: | Sociedade Contemporaneidade Música |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Dec-2006 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SISNISCALCHI Jr., Márcio Rezende. Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil. 2006. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MJúnior.pdf | 152.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.