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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Sisniscalchi Junior, Márcio Rezende
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Demonstra como o desenvolvimento do capitalismo modificou a lógica de produção e consumo de cultura popular no Brasil. A urbanização iniciada no século XX e o conseqüente entrelaçamento das novas classes sociais foram fundamentais para a massificação da indústria de bens simbólicos, pois, concomitante ao desenvolvimento do mercado de rádio, discos e TV, acontecia uma assimilação da cultura do povo. Enquanto a juventude procurava novas formas e novos conteúdos, a música popular perdia seu caráter folclórico e assumia um status de mercadoria. Nos anos 60, o embate entre nacionalistas e internacionalistas trouxe novas ferramentas para a produção artística - até então marcada pelas contradições entre popular e erudito -, e suas diferentes abordagens políticas, estéticas e econômicas foram fundamentais para a consolidação da indústria cultural no país.
Palavras-chave: Sociedade
Contemporaneidade
Música
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SISNISCALCHI Jr., Márcio Rezende. Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil. 2006. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

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