Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1569
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: YouTube: vídeos, memória e construção coletiva no ciberespaço
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Eliana Pegorim Abreu e
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: O YouTube é a plataforma de armazenamento e troca de vídeos que mais cresce no ciberespaço. Todo o conteúdo do site é produzido pelos próprios usuários – construção coletiva da chamada Web 2.0. Além de veicularem e assistirem aos vídeos (mais de 100 milhões de visualizações por dia), os ‘youtubeanos’ podem criar comunidades virtuais, escrever comentários, discutir filmes e adicionar amigos no site. O presente trabalho mostra como o YouTube tem sido usado como lugar de criação e armazenamento de memória coletiva no ciberespaço e sua relação com a valorização contemporânea do arquivo. Os conceitos de rede, ciberespaço, novas tecnologias da comunicação e visibilidade também são abordados como forma de entender melhor o fenômeno e suas relações com a sociedade contemporânea. Além da descrição do objeto de estudo e da análise teórica, o trabalho apresenta uma seleção do que foi publicado nos meios de comunicação de massa sobre o site.
Palavras-chave: Web 2.0
Youtube
Memória
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Eliana Pegorim Abreu e. YouTube: vídeos memória e construção coletiva no ciberespaço. 2006. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPASilva.pdf484.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.