Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15794
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relação entre o nível de governança corporativa e o valor de mercado das empresas listadas no ISE da bolsa, Brasil, balcão (B3)
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Mariana Fontes Machado
Advisor: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre o valor das ações das empresas que compõem a carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e seus respectivos níveis de governança corporativa. Para a realização da pesquisa foram analisadas as empresas listadas no período de 2010 a 2018 e que compuseram a carteira teórica do primeiro quadrimestre de 2019 da B3. A amostra final foi composta por 19 empresas, cujas informações utilizadas tem periodicidade trimestral, totalizando 36 períodos. Através da técnica estatística de regressão quantílica, modelou-se a relação entre o preço das ações e o nível de governança corporativa das empresas. Os resultados da pesquisa mostraram que não há como comprovar a existência de uma relação positiva entre o preço das ações das empresas e seu nível de governança corporativa, uma vez que o coeficiente estimado se mostrou estatisticamente igual a zero. Conclui-se que esta pesquisa está em constante evolução e recomenda-se que sejam realizadas novas pesquisas, considerando todos os níveis de governança corporativa, tendo em vista que apenas empresas classificadas de acordo com os dois mais elevados (N1 e Novo Mercado) compuseram a amostra.
Keywords: Sustentabilidade empresarial
Indicadores
Bolsa de valores
Governança corporativa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Mariana Fontes Machado. Relação entre o nível de governança corporativa e o valor de mercado das empresas listadas no ISE da bolsa, Brasil, balcão (B3). 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFMFerreira.pdf227.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.