Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1581
Especie: Relatório
Título : Ensino de bancos de dados: teoria e prática
Autor(es)/Inventor(es): Naumann, Cláudia Medronho
Borges, Marcos Roberto da Silva
Resumen: Este artigo relata a experiência de reestruturação do ensino de banco de dados no Curso de Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ensino deste assunto que até o ano de 1989 era baseado somente em aulas teóricas sobre técnicas de modelagem e arquitetura de sistemas de banco de dados, foi totalmente remodelado para incluir técnicas de construção de banco de dados e principalmente a introdução de módulos práticos com o objetivo de consolidar e potencializar o conhecimento teórico. Esta experiência servirá de base para reestruturação de várias outras disciplinas do curso, principalmente aquelas do currículo de sistemas de informação, onde a experiência prática potencializa em muito o aspecto teórico da disciplina.
Resumen: This paper describes the restructuring of the undergraduate database course carried out at a Department of Computer Science of Federal University of Rio de Janeiro. Now, the programm of this course was totally modified to include database building techniques and practical modules in order to consolidate he theoretical classes. Until 1989 database classes werw mainly theoretic and covered only modelling techniques and database system architecture. This experiment will serve as a basis for reorganizing another undergraduate courses much easier, specially those which are part of Information Systems Curriculum, where the pratical experience is of great importance.
Materia: Banco de dados
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 2091
Fecha de publicación: 30-nov-1991
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NAUMANN, C. M.; BORGES, M. R. S. Ensino de bancos de dados: teoria e prática. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 1991. 9 p. (Relatório Técnico, 20/91)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
20_91_000040421.pdf668.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.