Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15949
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Resultados do projeto PIBIAC “preservando o efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos” como proposta de criação de um laboratório virtual de pesquisas em conservação de arte contemporânea: LABPAC – laboratório de preservação de arte contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Lewandowski, Carolina Kramm
Advisor: Soares, Maria Luisa
Co-advisor: Correa, Ana Paula
Abstract: “Preservando o Efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos” é um projeto de pesquisa que busca reunir bases sólidas para a criação de um Laboratório de Pesquisas na Escola de Belas Artes-UFRJ sobre as problemáticas latentes relacionadas à arte contemporânea, em específico ao tocante das obras que possuem a descontinuidade como essência conceitual. Busca relacionar a conservação-restauração do patrimônio cultural, o mundo das artes e seus novos paradigmas com a ciência da conservação, os novos materiais e tecnologias, tendo como referência aspectos deontológicos e o resgate da memória. Pretende reunir o que existe de mais atualizado na matéria, com programas de pesquisa, graduação, extensão e atividades integradas entre a universidade e a sociedade local estabelecendo parcerias públicas e privadas para a realização deste projeto que tem intenção de tornar este núcleo um centro de excelência no campo da conservação-restauração na cidade do Rio de Janeiro. No presente artigo será possível acompanhar as movimentações tanto de caráter interno quanto externo para a produção do material julgado necessário a ser reunido, estudado e processado para o pedido de criação do LABPAC: Laboratório de Preservação de Arte Contemporânea, sendo este o primeiro laboratório a ser projetado em existência integralmente virtual, no curso de CR-EBA-UFRJ.
Keywords: Educação
Interdisciplinaridade
Projeto
Preservação
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEWANDOWSKI, Carolina Kramm. Resultados do projeto PIBIAC “preservando o efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos” como proposta de criação de um laboratório virtual de pesquisas em conservação de arte contemporânea: LABPAC – laboratório de preservação de arte contemporânea. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CKLewandowski.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.