Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15980
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tecnologias de tratamento e contexto da destinação final do lodo de esgoto urbano no Brasil para sugestão de aproveitamento no município de Volta Redonda
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Daniele Aparecida das Virgens
Advisor: Carvalho, Luciana Cristina do Carmo Silva
Abstract: Proveniente do tratamento das águas residuais, o lodo de esgoto urbano tem como destinação mais comum os aterros sanitários, disposição essa, que perpassa algumas dificuldades ambientais, sociais e econômicas. É concludente que o gerenciamento adequado do lodo é essencial para potencializar seus efeitos benéficos e minorar seus efeitos adversos. Esse resíduo, denominado biossólido, após tratamento e estabilização, pode ser utilizado como componente de substrato para produção vegetal, por exemplo. A reciclagem do lodo é vantajosa porque diminui o uso dos aterros sanitários, estes que são finitos, e a reciclagem agrícola pode ser usada infinitamente, desde que sejam respeitadas as legislações e feitos os devidos tratamentos. Há os seguintes tratamentos de lodo de esgoto: digestão aeróbia, secagem em leitos, digestão anaeróbia, compostagem, estabilização com cal, compostagem confinada, secagem térmica direta ou indireta, tratamento térmico, processos de irradiação com raios beta, digestão aeróbia termofílica e processos de pasteurização. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico, através da metodologia de revisão sistemática, acerca dos tratamentos e cenário das aplicações do lodo de esgoto no Brasil, em especial à reciclagem agrícola. No quadro comparativo, tabulado a partir da base de dados, obtiveram-se mais resultados positivos do que negativos. Os resultados positivos foram em maioria o beneficio ao solo e os negativos em relação às estações de tratamento de esgoto que não gerenciam corretamente o lodo. Com o levantamento bibliográfico foram destacados diversos tratamentos do lodo de esgoto realizado em diversas cidades do Brasil, bem como, foi possível demonstrar os principais cenários de aplicações do lodo de esgoto como na produção de cerâmica, no reflorestamento, na produção de energia, em recuperação de áreas degradadas e especialmente na reciclagem agrícola que tem sido a destinação mais utilizada no Brasil.
Keywords: Biossólidos
Conservação dos recursos naturais
Uso de resíduos sólidos
Tratamentos de resíduos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Daniele Aparecida das Virgens. Tecnologias de tratamento e contexto da destinação final do lodo de esgoto urbano no Brasil para sugestão de aproveitamento no município de Volta Redonda. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVOliveira.pdf641.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.