Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1625
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção discursiva do conceito de filmes cult
Autor(es)/Inventor(es): Marçal, Talita de Siqueira
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: O rótulo de filmes cult está por todos os lados: das vanguardas cinematográficas ao trash. Sem ater-se a gêneros específicos, o cult contempla comédia, drama, romance, terror e ficção científica. Filmes independentes podem ser cult; blockbusters, também. A proposta deste projeto é refletir sobre a formação discursiva desta elástica categoria crítica e mercadológica. Para isso, realizamos uma investigação teórica, complementada pelo estudo de caso do canal Telecine Cult. Em vez de se estabelecer uma definição fechada e universal do cult, capaz de abarcar toda a diversidade, pretendemos discutir a importância de elementos centrais para o entendimento do fenômeno, tais como o ecletismo, a oposição ao mainstream e a recepção das audiências. Além disso, nos afastamos da tentativa de encontrar regularidades fílmicas, pois não acreditamos em uma essência que conduza, naturalmente, ao status cult. Pelo contrário, defendemos a premissa do cult como um gosto socialmente construído. Enfatizamos o valor de distinção autoproclamado e assumido por esses filmes e por seus fãs, tal como as implicações diferenciadoras produzidas ao se separar filmes cult de não-cult.
Palavras-chave: Filmes cult
Fãs
Discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARÇAL, Talita de Siqueira. A construção discursiva do conceito de filmes cult. 2007. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMarçal.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.