Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1644
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Breve histórico do jornalismo em Cuba: algumas reflexões sobre o conceito de liberdade de imprensa
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Larissa Limeira Grutes da
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Traça um histórico da imprensa em Cuba e apresentar dados relativos ao exercício da profissão no país buscando pesar seu arraigamento nas idéias de personagens como José Martí, suas principais mudanças pós-Revolução e seu papel no desenvolvimento e na manutenção do socialismo na ilha. De forma análoga, objetiva problematizar as acusações da grande mídia a respeito da imprensa cubana, que se assentam, de maneira geral, no pressuposto de um jornalismo amordaçado. Assim, propõe-se aqui uma pequena reflexão sobre instituições defensoras da liberdade de imprensa, exemplificadas pela organização sem fins lucrativos, Repórteres Sem Fronteiras, cujo discurso tem grande aceitação nos principais veículos de comunicação. Sobretudo, o presente trabalho procura expor aspectos pouco divulgados na grande mídia acerca deste tema e dar espaço à visão de jornalistas cubanos que trabalham em favor de um jornalismo engajado manutenção da soberania e das conquistas adquiridas com a Revolução de 1959.
Palavras-chave: Liberdade de imprensa
Cuba
Jornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Larissa Limeira Grutes da. Breve histórico do jornalismo em Cuba: algumas reflexões sobre o conceito de liberdade de imprensa. 2007. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.PDF538.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.