Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1646
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência do documentário na construção do imaginário social: uma análise comparativa entre notícias de uma guerra particular e Falcão - meninos do tráfico
Author(s)/Inventor(s): Andrade, Carolina Cardoso
Advisor: Salis, Fernando Alvares
Abstract: Analisa a forma como a experiência brasileira de violência urbana é retratada em documentários de cineastas da favela e do “asfalto”. A relevância do tema está no crescente uso da linguagem audiovisual como ferramenta de projetos sócioculturais que trabalham pela valorização da imagem dos espaços populares. Como objeto de estudo, foram escolhidos os filmes Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund, e Falcão – Meninos do tráfico, dirigido pelo rapper MV Bill em parceria com o produtor musical Celso Athayde. As produções enfocam, por diferentes ângulos, a influência do tráfico de drogas no cotidiano do país. O estudo dos documentários tem por objetivo mapear os pontos de encontro e afastamento dos filmes, bem como as estratégias políticas que colocam em prática, propondo um debate sobre os conceitos de realidade e verossimilhança que contribuem para o impacto causado pelos títulos no público.
Keywords: Documentário
Favela
Imaginário social
Violência urbana
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jul-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRADE, Carolina Cardoso. A influência do documentário na construção do imaginário social: uma análise comparativa entre notícias de uma guerra particular e Falcão- meninos do tráfico. 2007. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAndrade.pdf444.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.