Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1648
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Colunismo econômico na Folha e no Estadão
Autor(es)/Inventor(es): Encarnação, Paulo Maurício Schueler da
Tutor: Lissovsky, Mauricio
Resumen: Analisa o colunismo econômico veiculado nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo ao longo do ano de 2006. Com a reestruturação produtiva e a introdução de novas tecnologias nas redações e gráficas, a reportagem perde espaço para o colunismo na interpretação e análise das ocorrências econômicas. O colunismo econômico presente nas páginas dos dois jornais paulistanos defende a iniciativa privada, critica a presença do Estado na economia e sugere a desregulamentação dos direitos trabalhistas como solução para o desemprego e o subemprego verificados no Brasil. Suas sugestões para o desenvolvimento do Brasil se identificam com a Escola Neoclássica, corrente de pensamento econômico organizada pelo austríaco Friedrich August von Hayek. Como as próprias empresas jornalísticas passam a interferir na atividade produtiva, através das novas tecnologias e de suas agências noticiosas, o colunismo é parte de um modelo de jornalismo que vai comprovar a tese de que o desenvolvimento da imprensa está ligado ao desenvolvimento do próprio capitalismo. Este trabalho analisa também o desenvolvimento histórico do jornalismo econômico e a linguagem por ele utilizada, o “Economês”.
Materia: Jornalismo especializado
Folha de São Paulo (jornal)
O Estado de São Paulo (jornal)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-jun-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ENCARNAÇÃO, Paulo Mauricio Schueler da. Colunismo econômico na Folha e no Estadão. 2007. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PENCARNAÇÃO.pdf738.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.