Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1656
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aquecimento global: diálogo ciência e mídia: por uma análise do fenômeno e sua repercussão no jornalismo impresso
Author(s)/Inventor(s): Vianna, Ana Elisa Piani Besserman
Advisor: Braga, William Dias
Abstract: Este trabalho tem por objetivo esclarecer o fenômeno do aquecimento global e analisar as repercussões de sua crescente importância no jornalismo impresso, considerando que a pauta de mudanças climáticas se tornou a mais importante questão ambiental do século XXI, devido às ameaças ao meio ambiente e à sobrevivência humana. São abordados na monografia o histórico e a contextualização científica do problema, a situação mundial atual em relação ao tema e as previsões para o futuro, especialmente no que remete a planos de desenvolvimento sustentável e fontes alternativas de energia. O trabalho também aborda o diálogo entre ciência e jornalismo e os obstáculos para a produção de conteúdos científicos na mídia. Como objetivo específico, este trabalho apresenta um exame sobre a influência do 4o relatório de avaliação do IPCC na mídia, analisando matérias relacionadas ao aquecimento global veiculadas em grandes jornais brasileiros.
Keywords: Jornalismo
Meio ambiente
Mídia impressa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jun-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIANNA, Ana Elisa Piani Besserman. Aquecimento global: diálogo ciência e mídia: por uma análise do fenômeno e sua repercussão no jornalismo impresso. 2007. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEPBVianna.pdf595.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.