Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1694
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novos rumos: história do semanários do PCB de 1959 a 1964
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Miguel Caballero de
Orientador: Ribeiro, Paula Goulart
Resumo: Descreve a trajetória do semanário “Novos Rumos”, jornal pertencente ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), que foi publicado entre 1959 e 1964. O surgimento do jornal decorre de transformações que o movimento comunista enfrentava, na segunda metade da década de 1950, em razão da divulgação da série de crimes que Joseph Stalin cometera enquanto governou a União Soviética. O trabalho parte do racha interno do PCB, entre radicais e revisionistas, para explicar a fundação do jornal. Conta, também, história da redação de “Novos Rumos” e dos jornalistas que lá trabalharam. Foram objeto de estudo várias edições do semanário. Para demonstrar quais novidades “Novos Rumos” representou, utilizou-se seu antecessor entre as publicações do PCB, “Voz Operária”, para comparação. Este estudo investiga ainda o fechamento do semanário por militares, ainda no dia do golpe que mergulhou o país na ditadura, e também que destino tiveram alguns dos principais jornalistas que construíram a história de “Novos Rumos”. A pesquisa analisa também de que forma o PCB utilizou “Novos Rumos” como tribuna política, uma vez que, durante todo o tempo de publicação do semanário, o período esteve oficialmente na ilegalidade.
Palavras-chave: Jornal político
Partido político
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CABALLERO, Miguel. Novos rumos: história do semanários do PCB de 1959 a 1964. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1694
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCAndrade.pdf940,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.