Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1702
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininas
Autor(es)/Inventor(es): Nazareth, Mariana Silvestre
Tutor: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumen: Analisa a construção da imagem da mulher e sua representação na imprensa feminina, a partir de um traçado histórico do seu nascimento, no século XVII, até os dias atuais. Em todos os períodos, a imprensa feminina acompanhou as transformações da mulher em relação ao seu papel na sociedade. Se até o século XIX ela era apenas uma extensão do lar, na metade do século XX ocorre uma ruptura dessa mentalidade e a mulher começa a questionar sua vida e a lutar pelos seus direitos. As revistas femininas percebem a nova demanda e os temas considerados tabus como infelicidade matrimonial, submissão ao homem, trabalho fora de casa e, principalmente, o prazer sexual passam a figurar suas páginas. Por fim, pela comparação das capas e chamadas de capa das revistas “Claudia” e “Nova”, o trabalho busca perceber como a imprensa feminina representa e constrói a imagem da mulher brasileira.
Materia: Mulheres
Revistas
Representações sociais
Feminismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NAZARETH, Mariana Silvestre. Mulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininas. 2007. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MNazareth.pdf429.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.