Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/170
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Biblioteca escolar e a formação de leitores por meio de ação cultural: análise das ações realizadas na Biblioteca do CAp/UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Talita Lopes
Tutor: Russo, Mariza
Resumen: Aborda o tema da biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores, por intermédio da utilização de ações culturais. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento da biblioteca escolar, seus conceitos e missão. Discorre sobre a biblioteca escolar e a formação de leitores, função que é descrita no manifesto IFLA/UNESCO como um dos objetivos da biblioteca escolar, objetivo esse que vem sendo desenvolvido pelas bibliotecas em consonância com o projeto pedagógico da escola, para a promoção do hábito da leitura. São apresentados conceitos de ação cultural e modelos de ações que já são utilizados e outros que poderão ser implementados. O objetivo da pesquisa é verificar o papel da biblioteca escolar na formação de leitores, mediante a observação de ações culturais, no universo das atividades que são realizadas na Biblioteca do Colégio da Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). O campo empírico se constituiu na Biblioteca do CAp/UFRJ, onde foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas aos bibliotecários e observação simples em atividades culturais. Os resultados obtidos, mediante o uso desses instrumentos metodológicos, confirmaram a relevância da atuação da biblioteca escolar na atividade de incentivo à leitura.
Materia: Biblioteca Escolar
Ação cultural
Leitura
Formação de leitores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Projeto Final II- versão final.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.