Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRusso, Mariza-
dc.contributor.authorPereira, Talita Lopes-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:45:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:28Z-
dc.date.issued2015-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/170-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleBiblioteca escolar e a formação de leitores por meio de ação cultural: análise das ações realizadas na Biblioteca do CAp/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6474161645397085pt_BR
dc.contributor.referee1Senna , Ana-
dc.contributor.referee2Fidalgo, Lúcia Maria da Cruz-
dc.description.resumoAborda o tema da biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores, por intermédio da utilização de ações culturais. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento da biblioteca escolar, seus conceitos e missão. Discorre sobre a biblioteca escolar e a formação de leitores, função que é descrita no manifesto IFLA/UNESCO como um dos objetivos da biblioteca escolar, objetivo esse que vem sendo desenvolvido pelas bibliotecas em consonância com o projeto pedagógico da escola, para a promoção do hábito da leitura. São apresentados conceitos de ação cultural e modelos de ações que já são utilizados e outros que poderão ser implementados. O objetivo da pesquisa é verificar o papel da biblioteca escolar na formação de leitores, mediante a observação de ações culturais, no universo das atividades que são realizadas na Biblioteca do Colégio da Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). O campo empírico se constituiu na Biblioteca do CAp/UFRJ, onde foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas aos bibliotecários e observação simples em atividades culturais. Os resultados obtidos, mediante o uso desses instrumentos metodológicos, confirmaram a relevância da atuação da biblioteca escolar na atividade de incentivo à leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final II- versão final.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.