Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1728
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os desajustados: representações do outsider no cinema juvenil brasileiro e norte americano
Autor(es)/Inventor(es): Bertú, Erika Wurts
Orientador: Freire Filho, Joao Batista de Macedo
Resumo: Desde a década de 1950, os filmes juvenis figuram como um rentável e versátil ramo da indústria de Hollywood. Sob a forma de diversos subgêneros, esta tradição cinematográfica segue em expansão no início deste milênio. No Brasil, os títulos que retratam os prazeres e os conflitos vividos pela juventude contemporânea também proliferam, revelando maior apelo comercial e variedade temática. Entre os personagens típicos de tais produções, o outsider se destaca por seu posicionamento à margem da interação social com outros jovens, sua identificação com culturas alternativas e, amiúde, seu questionamento do status quo. O objetivo deste trabalho é definir conceitualmente esta figura emblemática (suas idiossincrasias, peculiaridades e inserção na sociedade pós-moderna) e analisar suas manifestações no meio audiovisual, a partir de distintas representações em filmes brasileiros e norte-americanos lançados comercialmente entre 2001 e 2007. O estudo destes temas pouco tratados no país – o cinema juvenil e o outsider – é aprofundado através de um panorama histórico do gênero cinematográfico no Brasil e nos Estados Unidos, uma análise do uso de estereótipos nas narrativas adolescentes e uma reflexão acerca do posicionamento do jovem no circuito de consumo da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Cinema
Outsider
Culturas juvenis
Representação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WURTS, Erika. Os desajustados: representações do outsider no cinema juvenil brasileiro e norte americano. 2007. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1728
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBertú.pdf460,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.