Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1728
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os desajustados: representações do outsider no cinema juvenil brasileiro e norte americano
Autor(es)/Inventor(es): Bertú, Erika Wurts
Tutor: Freire Filho, João
Resumen: Desde a década de 1950, os filmes juvenis figuram como um rentável e versátil ramo da indústria de Hollywood. Sob a forma de diversos subgêneros, esta tradição cinematográfica segue em expansão no início deste milênio. No Brasil, os títulos que retratam os prazeres e os conflitos vividos pela juventude contemporânea também proliferam, revelando maior apelo comercial e variedade temática. Entre os personagens típicos de tais produções, o outsider se destaca por seu posicionamento à margem da interação social com outros jovens, sua identificação com culturas alternativas e, amiúde, seu questionamento do status quo. O objetivo deste trabalho é definir conceitualmente esta figura emblemática (suas idiossincrasias, peculiaridades e inserção na sociedade pós-moderna) e analisar suas manifestações no meio audiovisual, a partir de distintas representações em filmes brasileiros e norte-americanos lançados comercialmente entre 2001 e 2007. O estudo destes temas pouco tratados no país – o cinema juvenil e o outsider – é aprofundado através de um panorama histórico do gênero cinematográfico no Brasil e nos Estados Unidos, uma análise do uso de estereótipos nas narrativas adolescentes e uma reflexão acerca do posicionamento do jovem no circuito de consumo da sociedade contemporânea.
Materia: Cinema
Outsider
Culturas juvenis
Representação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : WURTS, Erika. Os desajustados: representações do outsider no cinema juvenil brasileiro e norte americano. 2007. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EBertú.pdf460.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.