Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1731
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo e literatura: fronteiras
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luana Borges da
Orientador: Sodré, Muniz
Resumo: Analisa as tênues fronteiras entre jornalismo e literatura a partir do New Journalism, que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos. Nos primórdios da imprensa, a literatura se fez presente e determinava a linguagem utilizada nos jornais. Após a Segunda Guerra Mundial, as redações americanas criaram o lead, uma técnica que traria objetividade aos textos jornalísticos. Diante disso, alguns jornalistas americanos, insatisfeitos com as mudanças, passaram a usar recursos do romance para compor suas reportagens, o que se convencionou chamar de New Journalism ou Novo Jornalismo. Porém, não era um jornalismo tão novo assim, uma vez que, desde o século XVIII, literatura e jornalismo se confundiam, gerando discussões entre jornalistas e literatos, que faziam questão de demarcar onde começava o trabalho de um e terminava o do outro, ainda que quase nunca fossem bem sucedidos nessa tentativa. O estudo traça o histórico sobre a relação entre literatura e jornalismo ao longo dos tempos, define as características do New Journalism e mostra como ele representa a hibridez entre dois gêneros que já foram muito mais próximos do que são atualmente, mas que não conseguem se desvencilhar. Por fim, o estudo de caso analisa o romance “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, conflitando-o com uma notícia veiculada na internet sobre o mesmo tema: o incesto entre dois irmãos. Para complementar a análise, a estrutura narrativa de “A sangue frio”, de Truman Capote, é comparada com a ficção literária de Raduan Nassar e com a notícia a fim de ilustrar a discussão sobre os limites entre jornalismo e literatura.
Palavras-chave: Jornalismo
Literatura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Luana Borges da. Jornalismo e literatura: fronteiras. 2007. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf540.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.