Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1744
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A União Européia e a zona do Euro: uma análise dos motivos que levaram a crise e as alternativas para o Bloco Econômico
Autor(es)/Inventor(es): Damasceno, Diego dos Santos
Orientador: Gentil, Denise Lobato
Resumo: Analisa a evolução da integração econômica na Europa e a formação da União Européia, bem como a crise financeira atual enfrentada na região e as suas possíveis soluções. São feitas discussões teóricas sobre os custos e benefícios da implantação da moeda única, bem como o que levou os países a implantá-la. Posteriormente, é realizada uma análise do papel dos agentes econômicos, como bancos, governos e instituições internacionais, agiram na crise política e econômica no velho continente e por último são apresentadas as propostas para solucionar o problema atual e os respectivos impactos deste na economia brasileira. Verifica-se que a questão enfrentada pela união monetária não é apenas econômica, sendo necessário um novo arranjo político-institucional para findar a crise européia. Constatando-se que o caminho seguido atualmente, de pacotes de austeridade fiscal, só geram recessão e desemprego, tendo efeitos negativos sobre as economias já debilitadas e não atacam os fatores causadores dos problemas europeus.
Palavras-chave: União Européia
Política monetária
Tratado de Roma
Crise financeira
Crise européia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1744
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSDamasceno.pdf473,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.