Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1764
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Celebridades futebolísticas na sociedade espetacularizada: a construção de Eurico Miranda pela mídia
Autor(es)/Inventor(es): Matos, Bruno Marinho de
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Observa a construção da identidade social de Eurico Miranda através dos diferentes discursos dos meios de comunicação. Tomaram-se como parâmetros para elaboração desta análise os conceitos de estigma, celebridade e sociedade do espetáculo, entre outros. A partir da análise das matérias jornalísticas que noticiaram o acidente no estádio de São Januário em 30 de dezembro de 2000, durante a final do Campeonato Brasileiro entre Vasco e São Caetano, procurou-se avaliar em que medida a celebridade futebolística Eurico Miranda não apenas é altamente estigmatizada na cena midiática, mas também glamourizada. Busca a contextualização do fenômeno do aumento do interesse pelo conteúdo biográfico na sociedade contemporânea. O estudo tem também como objetivo a reflexão a respeito do papel desempenhado pelas celebridades na experiência do cotidiano.
Palavras-chave: Celebridade
Midia
Cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATOS, Bruno Marinho de. Celebridades futebolísticas na sociedade espetacularizada: a construção de Eurico Miranda pela mídia. 2008. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1764
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMatos.pdf958,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.