Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/177
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Diagnóstico de acessibilidade em bibliotecas : inclusão social no ambiente universitário
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Juliana Carvalho
Orientador: Costa, Robson Santos
Resumo: Na sociedade contemporânea, a inclusão do aluno com deficiência representa um desafio que abrange desde a modalidade de Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições tanto privadas quanto públicas. Em um contexto social que se pretende inclusivo, o acesso ao conhecimento registrado se faz ao construir canais que possibilitem o acesso à informação, compreendida aqui como um bem socialmente compartilhável. Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar a relevância de políticas de acessibilidade no espaço de bibliotecas universitárias e se as mesmas otimizam o acesso à informação para usuários com deficiências específicas. Para tal propósito selecionamos duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O diagnóstico mostrou que ambas as bibliotecas apresentam falhas em termos de acessibilidade, principalmente comunicacional e instrumental.
Palavras-chave: Acessibilidade
Bibliotecas universitárias
Inclusão social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/177
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 (FINAL)JULIANA-PINHO.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.