Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1780
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Crescimento econômico sem desenvolvimento local: um estudo de caso do município de Itaguaí, estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Emanuela Oliveira
Orientador: Carvalho, René Louis de
Resumo: Análise dos indicadores de crescimento econômico e desenvolvimento do município de Itaguaí, buscando entender a correlação destas duas variáveis. O período analisado compreende os anos de 1994 a 2001, tendo como foco os investimentos portuários do plano de desenvolvimento Brasil em Ação. Um olhar menos crítico concluiria que pelo grande volume de investimentos na região, esta se desenvolveria como resultado conseqüente da expansão econômica que se seguiu. No entanto, com uma análise mais minuciosa, verificamos que tal hipótese não ocorreu, já que o desenvolvimento social não se deu em linha com o grande crescimento econômico vivenciado na região. Por fim, podemos concluir que para que o município de Itaguaí consiga absorver melhor os benefícios de investimentos na região, é necessário que os atores locais se unam para elaborar um Plano Diretor para o desenvolvimento que possuirá como grande desafio a qualificação da mão-de-obra local e a articulação das atividades econômicas pré-existentes na região com os novos setores impulsionados pelos novos investimentos.
Palavras-chave: Crescimento econômico
Plano de desenvolvimento Brasil em Ação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1780
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EOAguiar.pdf443,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.