Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Maria da Graça Derengowski-
dc.contributor.authorMoura, Fernando Soares de-
dc.date.accessioned2017-04-18T18:33:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:39Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1794-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização do mercadopt_BR
dc.subjectMedicamentos genéricospt_BR
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_BR
dc.subjectTeoria da economia industrialpt_BR
dc.titleOs efeitos da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil na década de 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6131729209726375pt_BR
dc.contributor.referee1Rosenberg, Gerson-
dc.contributor.referee2Cassiolato, José Eduardo-
dc.description.resumoA aquisição da Medley, maior empresa de medicamentos genéricos do Brasil, pela Sanofi-Aventis e a aquisição da Teuto, também fabricante de genéricos brasileira, pela Pfizer apontam uma internacionalização do mercado de produtos genéricos no Brasil nos últimos 5 anos. Motivado por esse reconhecimento, esse trabalho tem como objetivo buscar uma compreensão das causas e dos efeitos desta entrada efetiva de empresas farmacêuticas líderes do mercado mundial no mercado de medicamentos genéricos. Na presente monografia abordamos inicialmente a teoria da organização industrial cuja análise antitruste se baseia, para depois podermos analisar os casos julgados pelos órgãos antitrustes brasileiros. Portanto, utilizamos os casos do CADE como uma base indireta para mostrar uma internacionalização crescente no mercado. Percebemos que houve uma mudança na estratégia das firmas, que deixaram de tentar bloquear a entrada de genéricos e passaram a incorporar o movimento de entrada de novos produtos genéricos. Por fim, buscamos identificar os ganhos e as perdas da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSMoura.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.